A OMS declara a varíola dos macacos uma
“emergência global”…de novo
A Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente a “Mpox” (antigamente varíola dos macacos) uma emergência global… de novo.
Falando à mídia há menos de uma hora, o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou :
“A detecção e rápida disseminação de um novo subtipo de mpox no leste da RDC [República Democrática do Congo], sua detecção em países vizinhos que não haviam relatado mpox anteriormente e o potencial de disseminação adicional dentro da África e além são muito preocupantes”,
Esta é a segunda vez em dois anos que a OMS declara a varíola dos macacos uma “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional” (PHEIC). Ela foi originalmente rotulada como tal no verão de 2022 ... antes de ter esse status silenciosamente rescindido em 2023 .
Na verdade, era uma narrativa que batia suas pequenas asas o mais forte que podia, mas nunca saiu do chão. Tentaram rotulá-la como “o mesmo nível da lepra e da peste” , fizeram o truque com os testes de PCR e mudaram os sites para torná-la mais assustadora .
Eles seguiram o manual da Covid passo a passo ... nada funcionou.
No final, tudo simplesmente desapareceu.
Mas agora ele está de volta. Desta vez com um novo nome .
Há algumas conversas sobre clados, variantes e coisas do tipo, mas estamos muito familiarizados com essa dança agora para deixar que uma troca de roupa nos distraia da mesma velha rotina.
Sabemos o que está acontecendo. As únicas perguntas que valem a pena são “por que agora?” e “o que vem depois?”