Fabricantes de armas veem enorme fluxo de caixa em

Fabricantes de armas veem enorme fluxo de

caixa em meio a tensões globais

À medida que as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio continuam a grassar, a Vertical Research Partners prevê que os principais fabricantes de armas terão um fluxo de caixa recorde nos próximos anos.

A análise, encomendada pelo Financial Times , relata: “Os 15 principais contratantes de defesa devem registrar fluxo de caixa livre de US$ 52 bilhões em 2026”, com “Os cinco principais contratantes de defesa dos EUA devem gerar fluxo de caixa de US$ 26 bilhões”.

O fluxo de caixa em 2026 será o dobro dos números de 2021. Os números recordes são parte de uma tendência ascendente para fabricantes de armas que já estão se beneficiando de um aumento nos gastos militares globais e conflitos. 

Washington está liderando a corrida armamentista mundial. O orçamento militar dos EUA é quase o mesmo dos dez países seguintes combinados. Além disso, sob o presidente Joe Biden, Washington canalizou bilhões em armas para Ucrânia, Israel e Taiwan.

A política levou a guerras massivas na Ucrânia, Gaza e Líbano. Além disso, as tensões no Mar da China Meridional estão fervendo, pois Israel e Irã estão à beira de uma potencial guerra direta. 

A Casa Branca está bem posicionada para acalmar muitos dos conflitos do mundo. Os EUA poderiam pressionar Israel e Ucrânia a negociar alavancando a ajuda militar de Washington a Tel Aviv e Kiev. 

No Mar da China Meridional, conflitos potenciais entre a China e Taiwan ou as Filipinas foram parcialmente motivados pela promessa de Washington de entrar em guerra contra Pequim por Manila e Taipei. Os EUA também deram às Filipinas e Taiwan centenas de milhões em armas, provocando ainda mais a China. 

Fonte