Joe Biden desiste da corrida presidencial dos EUA

Joe Biden desiste da corrida presidencial

dos EUA em 2024

Joe Biden desistiu da corrida presidencial de 2024.

Em um acontecimento que leva a disputa para um território desconhecido, o presidente dos EUA anunciou que não buscará mais um segundo mandato.

Ele deu apoio a Kamala Harris , pedindo aos democratas que doassem para sua campanha enquanto ele se retirava.

Em uma carta endereçada aos “meus compatriotas americanos”, o Sr. Biden disse que foi a “maior honra da minha vida servir como seu presidente”.

“Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu renuncie e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato.”

Ele apoiou a Sra. Harris como a indicada democrata, dizendo: “Democratas, é hora de nos unirmos e derrotar Trump”.

Biden fez o anúncio em uma declaração publicada no X , na qual disse que se dirigiria à nação no final desta semana para fornecer “detalhes” sobre sua decisão.

“Por enquanto, deixe-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam arduamente para me ver reeleito.

“Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E deixe-me expressar minha sincera apreciação ao povo americano pela fé e confiança que vocês depositaram em mim.

“Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer – quando fazemos isso juntos. Só temos que lembrar que somos os Estados Unidos da América.”

A esposa do Sr. Biden, Jill Biden, republicou a declaração no X com um coração de amor.

O Sr. Biden planeja cumprir o restante de seu mandato, que termina ao meio-dia de 20 de janeiro de 2025.

Uma decisão repentina após longa especulação

O desenvolvimento sísmico ocorre após meses de especulação sobre a idade e a aptidão do Sr. Biden para servir por mais quatro anos — em meio a uma série de gafes de alto nível e um desempenho desastroso no debate.

Biden, 81, já havia insistido que era o mais indicado para derrotar Trump nas próximas eleições, mas enfrentou apelos de dentro de seu próprio partido para renunciar.

Na noite de sábado, ele planejava permanecer na disputa, mas informou à equipe sênior na tarde de domingo que estava desistindo, disse uma fonte familiarizada com o assunto.

A decisão pegou muitos funcionários da Casa Branca desprevenidos, com vários deles expressando choque pelo fato de o presidente ter feito o anúncio enquanto se recuperava da COVID em sua casa em Delaware.

Ele falou com a Sra. Harris hoje antes do anúncio, de acordo com uma fonte familiarizada com a conversa.

Uma fonte próxima ao presidente admitiu recentemente que "estamos perto do fim" depois que Barack Obama, o ex-presidente que escolheu Biden como seu vice-presidente durante seus dois mandatos, supostamente compartilhou suas preocupações sobre a tentativa de reeleição de seu aliado .