Netanyahu de Israel pede 'aliança ao estilo
da OTAN' no Oriente Médio para combater o
Irã
etanyahu cercado por congressistas e congressistas dos EUA bajuladores após seu discurso no Capitólio dos EUA em 24 de julho de 2024
Monitor do Oriente Médio – 26 de julho de 2024
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu uma aliança militar "ao estilo da OTAN" no Oriente Médio para combater o Irã e sua influência, em um esforço israelense renovado para reunir novos estados regionais amigos sob sua liderança e dentro de sua esfera de influência.
Falando no Congresso dos Estados Unidos na quarta-feira, Netanyahu pediu a criação de uma aliança regional no Oriente Médio que deveria incluir países que "fizeram as pazes com Israel e aqueles que farão as pazes com Israel", com o objetivo conjunto de confrontar a influência do Irã.
Afirmando que a aliança “seria uma coalizão de segurança em todos os sentidos da palavra”, Netanyahu a imaginou como “uma extensão dos inovadores Acordos de Abraão”, referindo-se à normalização das relações diplomáticas com Israel por vários estados árabes nos últimos anos, incluindo os Emirados Árabes Unidos ( EAU ), Bahrein , Sudão e Marrocos . Ele sugeriu que tal pacto fosse chamado de “Aliança de Abraão”.
Durante seu discurso ao Congresso dos EUA, Netanyahu deu o exemplo do disparo de centenas de mísseis do Irã em direção a Israel, que foi rapidamente combatido não apenas por Tel Aviv e forças americanas, mas também com a ajuda de estados regionais como Jordânia, Egito e Arábia Saudita. A região já “viu um vislumbre dessa aliança” naquela noite, disse o premiê israelense.